A Secretária Municipal de Saúde de Brasilândia, Adeliza Abrami, apresentou nesta terça-feira (28), a prestação de contas referente aos valores investidos no segundo e terceiro quadrimestre de 2022. A apresentação foi na própria sede da secretaria.
Segundo dados divulgados pela secretária da pasta, somente no ano de 2022 foram realizados 30.928 atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família existentes no Município.
Em relação ao Programa Previne Brasil, Adeliza destacou que Brasilândia apareceu em 5º lugar no ranking estadual. O município recebe o repasse do Governo Federal para custear os serviços do SUS, somente quando cumpre uma série de ações e uma dessas é serviço constante de registrar a realização dos serviços ofertados para a população, que passa pelo atendimento primário.
Foram registrados 62.210 visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Na Política Nacional Integral a Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, foram registrados 421 atendimentos individual e procedimentos.
Na área da Saúde Bucal, foram registrados nos três quadrimestres 4.211 procedimentos preventivos e curativos.
Já no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), foram realizadas ações na área de Assistencia Social, Fisioterapia Domiciliar, Atendimento Psicológico (PICS) e Atividades Coletivas.
Na Fonoaudiologia, foram 945 atendimentos registrados ao longo do ano de 2022.
Na área de Nutrição foram contabilizados 607 atendimentos, 124 atividades coletivas, 3.498 consumo alimentar e 202 auriculoterapia.
Na Clínica de Fisioterapia foram registrados 3.213 atendimentos.
No Serviço Social foram contabilizadas 462 atividades no geral.
Foram atendidos 50 pacientes e distribuídas 120 pacotes de fraldas e 40 pacientes atendidos distribuídos 130 latas de leite.
Na oferta de agulhas de insulina, foram atendidos 12 pacientes.
Na ABC Farma, que realiza a distribuição gratuita à população de medicamentos não pactuados, com o objetivo de atender medicamentos emergenciais – uso não contínuo, foram investidos aproximadamente R$ 15 mil.
Já na Farmácia Central, foram 125 itens pactuados, 230 não pactuados e 55 medicamentos de alto custo na Casa da Saúde. Somente no ano passado foram atendidas 27.354 pessoas de segunda a sexta-feira.
No Laboratório Municipal, foram realizados 14.760 exames no laboratório e hospital.
O Sistema de Regulação registrou 789 viagens para os centros de referência de Saúde localizados em Campo Grande, Três Lagoas, Paranaíba, Ivinhema e Santa Rita do Pardo, para hemodiálise e atendimento ao Programa Opera MS e Examina MS.
Em relação ao Programa MS e Examina MS, a Saúde contabilizou o total de 282 procedimentos entre cirurgias eletivas e exames.
Já no Setor de Controle de Zoonozes, a Saúde contabilizou 95 testes caninos e 46 animais eutanasiados. No CastraMóvel, foram contabilizadas 488 cirurgias.
Também foram divulgadas ações na Vigilância Epidemiológica e campanhas promovidas pela Saúde como “Vacina Mais.
Na Vigilância Sanitária foram 1.185 atividades realizadas. No Setor de Endemias, foram realizadas 26.359 inspeções em imóveis.
A Saúde também divulgou ações na área da Saúde Ambiental e ações do Conselho Municipal de Saúde.
No final da apresentação, Adeliza apresentou percentual de Aplicação na Saúde, sendo que foram investidos 14,88% e o limite constitucional é de 15%. Além disso, foram apresentadas os valores das contas bancárias existentes para movimentação financeira.
Todo o conteúdo é liberado ao público interessado e está disponível no site da Prefeitura.