Home / Destaque / Chuva e vendaval deixam rastro de estragos em Bataguassu

Chuva e vendaval deixam rastro de estragos em Bataguassu

O vendaval danificou estruturas, derrubou barracões e deixou casas destelhadas

 

Com a virada no tempo e chuvas que atingiram alguns locais de Mato Grosso do Sul neste fim de semana, Bataguassu foi alvo de vendaval que deixou a cidade sem energia e cercada de estragos, na tarde deste domingo (1º).

Conforme balanço do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS (Cemtec), divulgado nesta manhã (2), houve chuva acumulada de 26mm em Bataguassu, nas últimas 72 horas.

Em outras cidades, foram registradas maiores precipitações, mas, em Bataguassu, o vento foi mais violento.

A Defesa Civil Estadual já enviou uma equipe à cidade, para fazer um levantamento e avaliar os danos, além de ajudar no que for possível.

Segundo o Governo do Estado, o órgão estadual já estava desde ontem monitorando e acompanhando a situação em Bataguassu e recebeu, nesta manhã (2), um ofício da prefeitura municipal pedindo a ajuda e colaboração.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, disse lamentar o ocorrido em Bataguassu, prestando solidariedade aos bataguasuenses.

“O Governo do Estado já determinou o total apoio da Defesa Civil para assistência aos moradores afetados. Uma equipe da Defesa Civil já está em deslocamento para fazer levantamentos e dar todo o suporte necessário, para que juntos possamos atender o quanto as famílias e diminuir os impactos dessa chuva”, afirmou .

O vendaval ocorre em meio a uma temporada de estragos em razão das chuvas, também registrados em outros locais de MS.

No dia 12 de setembro, uma tempestade de 15 minutos em Corumbá deixou uma criança morta e outras hospitalizadas, além de danos por toda a cidade.

Enquanto Dourados, após chuva no dia 30 de agosto, entrou em “emergência” por 180 dias, onde cerca de 300 famílias foram afetadas pelos estragos da tempestade no município.

Vendaval

O vendaval que atingiu a cidade, na tarde de domingo, danificou estruturas, derrubou barracões e deixou casas destelhadas, em razão da velocidade dos ventos.

Conforme relatos de moradores, também houve queda de granizo e falta de energia em vários bairros da cidade.

A princípio os danos são apenas materiais, sem qualquer vítima ferida.

Previsão do tempo em MS

Ainda segundo o Cemtec, a semana começa com previsão de altas temperaturas no Estado, com possibilidade de pancadas de chuva em várias cidades, não estando descartadas tempestades com raios, ventos fortes e até queda de granizo.

A umidade relativa do ar também segue baixa, entre 15% e 30%, o que requer tomar cuidados com os horários intensos de calor.

Este cenário no Estado ocorre devido ao intenso fluxo de calor e umidade, junto com o deslocamento de uma frente fria oceânica e área de baixa pressão atmosférica, que favorece a instabilidade, principalmente nas regiões sudeste, leste e nordeste do Estado.

A previsão é de mínima de 20°C e máxima de 37°C nas regiões sul e leste. Já no norte, sudoeste e cidades pantaneiras a máxima pode chegar a 41°C, com mínima de 23°C. Para Campo Grande a variação será de 23°C (mínima) e 36°C (máxima).

 

FONTE:Correio do Estado

Veja Também

Caravina propõe adequar limite de desconto consignado dos servidores estaduais em MS

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) encaminhou ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *