A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agronegócio, Turismo e Meio Ambiente divulgou nesta semana, o relatório do trabalho realizado em 2021.
AGRONEGÓCIO
A equipe realizou 514,19 hectares de preparo de solo, conforme dispõe a Lei Municipal e com isso, foi possível o cultivo de várias culturas entre elas: feijão, milho, urucum, cana, hortaliças, melancia, mandioca, abobora, quiabo, tomate, beterraba, e reforma de pastagem.
Foram realizados 19 serviços de Urucum, 60 serviços com a Retro Escavadeira, 10 serviços com a máquina Patrol, 34 serviços na área de transportes e 55 empréstimos de implementos.
Em relação as associações de pequenos produtores dos Assentamentos Pedra Bonita, Santana, Santa Emília e Esperança, a equipe prestou a manutenção de poços de abastecimento, painéis elétricos, bombas e rede de distribuição.
A Secretaria realizou a logística de insumos e da produção, com o transporte de adubo, defensivos agrícolas, urucum, soja, milho e silagem para alimentação do gado em período de estiagem.
Além das associações citadas, também é atendido os pequenos produtores rurais da Aldeia Ofayé e Assentamento Almanara.
Foi realizado o Programa Cidade Empreendedora, sendo uma parceria entre o Município e SEBRAE, na qual prestou trabalho de orientação aos produtores rurais, para melhor aproveitamento de suas terras e recursos, de forma que sejam aplicados corretamente gerando economia de insumos, melhor produção e rentabilidade aos produtores rurais.
COMÉRCIO
A Feira Livre realizada na Praça Ostelino Cardoso, do bairro João Paulo da Silva e na Praça da Pedra, teve o apoio necessário com a disposição de infraestrutura e acompanhamento, manutenção das barracas, iluminação e sistema de som com locutor para animação e divulgação dos produtos da feira, bem como apresentações artísticas.
Houve a fiscalização e orientação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que é realizada de modo contínuo em todos os estabelecimentos que realizam procedimentos com produtos de origem animal, como: supermercados, açougues, queijaria, processamento de mel e outros.
A Secretaria emitiu 02 certificados para os estabelecimentos comerciais e vários outros se encontram em fase de análise a adequação dos espaços.
A Secretaria aderiu em 2020 a Sala do Empreendedor tendo o apoio do SEBRAE, no ano passado, a equipe prestou orientações e capacitações, além de informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada.
Também foi realizada diversas palestras e cursos aos microempreendedores da cidade, sendo uma delas o Seminário Empretec exclusivo para as mulheres empreendedoras de Brasilândia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A equipe realizou o recebimento e acompanhamento de propostas de empresas que visam se instalar no município e encaminhamento à Prefeitura municipal, a exemplo: Frigorífico, empresa de produtos de nutrição animal, desmanche e venda de peças certificadas pelo DETRAN e manutenção agrícola.
MEIO AMBIENTE
O núcleo de Meio Ambiente realizou o cumprimento da Lei Municipal, que regulamenta o plantio, podas, cortes, transplantes ou supressão de arvores e deposição de entulhos no município; a participação do ICMS Ecológico como fator relevante no aumento da arrecadação do município; a Elaboração e aplicação do Plano de Coleta Seletiva; a participação em reuniões e capacitações junto ao IMASUL.
A ASSOBRA teve o apoio com a Cessão de Uso do Galpão, para a separação de materiais recicláveis, apoio no transporte para a coleta seletiva e campanhas educativas e propagandas volantes. Houve o acompanhamento das certificações ambientais, verificação da utilização de equipamentos de segurança e apoio na logística de cargas quando necessário.
A equipe realizou o plantio de mudas de árvore, bem como, a conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente, em especial as árvores.
Houve o replantio, coroamento, limpeza e acompanhamento de mudas no Córrego da Aviação com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos para a condução das mudas até que atinjam tamanho ideal.
Houve a participação no curso sobre ICMS Ecológico do componente Resíduos Sólidos realizado pelo IMASUL, em Campo Grande no mês de fevereiro, bem como nos demais ofertados de forma remota pelo IMASUL, TCE/MS e Promotoria do Estado, levando em consideração a temática resíduos sólidos e a criação da Taxa para a cobrança do serviço de limpeza e destinação dos resíduos sólidos do Município.
Também teve a participação nas reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico (CMASB).
E por fim, houve a coleta e destinação correta de 144 toneladas de pneus inservíveis e a coleta e destinação de 822 litros de óleo usados, sendo parte do projeto da troca de óleo usado por novo.