Capital do MS é uma das cidades com melhor manejo de árvores em área urbana, de acordo com pesquisa internacional
Pelo quarto ano consecutivo, Campo Grande é reconhecida pelo programa Cidades de Árvores do Mundo, da Arbor Day Foundation (Fundação Dia da Árvore) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. O processo de 2023 ainda está em andamento; no último levantamento, divulgado em março, apenas 170 cidades do mundo inteiro receberam o reconhecimento, das quais 21 brasileiras, que demonstraram liderança no manejo de árvores em áreas urbanas. No caso de Campo Grande, são 37.841 árvores plantadas. Conquista que se soma a outras ações importantes para a melhoria da qualidade do ar e da vida na Capital sul-mato-grossense.
Somente nos últimos dois anos a utilização de energia de fontes renováveis pela Unimed Campo Grande proporcionou redução de 824,88 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale ao plantio de 5.774 árvores em um projeto de reflorestamento de 30 anos. O cálculo parte de um padrão de reflorestamento e da metodologia utilizada como referência pelo projeto de créditos de carbono brasileiro, auditado pela Organização das Nações Unidas – ONU. Os relatórios de emissões evitadas e certificados oficiais são emitidos pela empresa Sinerconsult, em parceria com a Comerc.
O compromisso com a sustentabilidade vai além da migração do mercado cativo para o mercado livre de energia, que possibilitou a escolha das fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, fotovoltaica ou biomassa), de forma a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Há estudos em andamento para implementação de outras ações que contribuam com a preservação do meio ambiente e beneficiem toda a sociedade, conforme adianta o Diretor Administrativo da Unimed Campo Grande, Filipe Vieira.
“Essas ações vão ao encontro do programa ESG, que visa práticas relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. Um ponto importante é que até 2022 somente o Hospital Unimed CG havia aderido ao mercado livre de energia e neste ano (2023) a sede da cooperativa também passou a utilizar esse tipo de energia renovável.”
Sobre a Unimed CG – Atualmente, a Unimed Campo Grande conta com mais de 1.500 colaboradores, distribuídos entre sede, Hospital Unimed CG, Central de Suprimentos e TEA, mais de 1.700 médicos cooperados e mais de 130 mil beneficiários.
A cooperativa possui ainda a maior rede credenciada de MS, serviços de telessaúde, Prontos Atendimentos Adulto, Pediátrico e Ortopédico, Pronto Atendimento Digital – voltado para atender demandas de baixas complexidades, e UTI Pediátrica Mista.