Atualmente a quantidade de leitos em UTI pediátrica do Sistema Único de Saúde somam 33 para atender todo o Estado. Estão localizados no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian que oferecem 5 leitos, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul são 8.
No Hospital Universitário da Grande Dourados e na Santa Casa de Campo Grande estão disponíveis 10 em cada. Já a rede privada conta com 25 leitos disponíveis.
A inauguração dos 10 novos leitos foram no Hospital da Unimed Campo Grande. “Essa UTI veio para ocupar um espaço deficitário na nossa cidade e no nosso Estado, leitos destinados a pacientes pediátricos e neonatais, cada detalhe desta UTI foi pensada por uma equipe multiprofissional”, disse Jean Carlos Alves, diretor técnico do Hospital.
O espaço é denominado de UTI mista, pois visa atender também os pacientes neonatais, sendo aqueles com idade de 0 a 29 dias. Em Mato Grosso do Sul, são 62 leitos na rede pública de saúde e 50 na rede privada.
Questionado, o diretor técnico disse que se necessário, os leitos podem ser utilizados pelo Sistema Único de Saúde.
“Nós temos as portas abertas, desde que tenhamos a condição, a vaga, para bem acolher, e fazer as parcerias necessárias do ponto de vista administrativo, não temos nenhum empecilho a essa situação, muito pelo contrário nós temos toda a disponibilidade para ajudar toda a população tanto de Campo Grande, como do Mato Grosso do Sul”, concluiu.
Fonte: correiodoestado