Em cerimônia realizada no auditório da Governadoria na tarde desta terça-feira (25), foram empossados os representantes das entidades eleitas que irão compor o Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul (CONJUV/MS), no biênio 2022/2023. Ao todo 22 conselheiros representam órgãos governamentais e entidades da sociedade civil.
Presente no evento o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do olhar da juventude na construção de novas oportunidades para os jovens. “No Mato Grosso do Sul nós temos 600 mil jovens que precisam de políticas públicas e a função do Conselho é justamente debater, discutir, convergir, divergir para que a gente possa construir algumas plataformas e pilares de políticas públicas duradouras e efetivas e que deem resultados para a juventude do nosso Mato Grosso do Sul. E cada jovem aqui na sua área, nas suas particularidades e especificidades nos ajudarão a construir o melhor para os nossos jovens”, ressaltou.
O Conselho Estadual da Juventude foi reorganizado através da Lei Estadual nº5.274, de 22 de novembro de 2018, e tem como objetivo ser um espaço de discussão em torno das políticas públicas para a Juventude, visando garantir o diálogo da sociedade com o Poder Público.
“Esse ato aqui é um compromisso que o governador Reinaldo Azambuja fez com a juventude sul-mato-grossense. E o Governador sempre nos disse da importância de ouvir a sociedade, da importância de ouvir as pessoas, e o Conselho é a concretização disso, é o controle social para dentro das políticas públicas para a juventude”, ressalta Ian Leal, subsecretário Estadual de Políticas Pública para Juventude.
Na ocasião, o secretário-adjunto de Cidadania, Eduardo Romero, destacou o compromisso da pasta com a Juventude. “Nós temos uma pasta específica para tratar as pautas da juventude nessa semana, nós estamos convocando os selecionados do Programa Cidadania Viva, pelo qual 350 jovens entre 16 e 29 anos passaram pelo processo seletivo. E hoje o Conselho que é a escuta dividida entre o poder público e a sociedade. O Conselho não é só para cumprir uma legislação, mas sim para fazer com que o gestor acerte mais. E o nosso Governador é um gestor sensível a todas essas pautas que trabalhamos na Secic”, concluiu.
RELAÇÃO DOS NOVOS CONSELHEIROS
GOVERNAMENTAL
SUBJUVENTUDE
SUPLENTE: Jean Adrian Perez Medina
SEJUSP
SUPLENTE: Fabio Anderson Ribeiro Sampaio
SED
SUPLENTE: Silvana Farias de Oliveira
FUNDESPORTE
SUPLENTE: Marcos Gomes da Silva Junior
FCMS
SUPLENTE: Eliana Rodrigues
UEMS
SUPLENTE: Gabriela Di Donato Salvador Santinho
FUNDECT
SUPLENTE: Bárbarah Thaís Benites Alexandre
SEDHAST
SUPLENTE: Daniela Fenner dos Santos
SEMAGRO
SUPLENTE: Caique Bruno de Santana Fleitaz
SES
SUPLENTE: Nayara Niz Barcelos
NÃO GOVERNAMENTAL
SUPLENTE: Rafael Albuquerque da Cruz
INSTITUTO DE DIREITOS HUMANOS DE MATO GROSSO DO SUL – IDHMS
SUPLENTE: Renato Alves Campagna
ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE
SUPLENTE: Eres Figueira da Silva Júnior
INSTITUIÇÃO NOSSA CASA
SUPLENTE: Lucas Matheus Delmondes Valdes
ASSOCIAÇÃO DEMOLAY ALUMNIDO MATO GROSSO DO SUL
SUPLENTE: Wellington de Oliveira Robertis
UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS
SUPLENTE: Caio Afonso Evangelhista
JPSDB/MS
SUPLENTE: Gustavo Futagami da Silva
CONPED
SUPLENTE: Manasses dos Santos Galvão
GRUPO ESCOTEIRO PADRE HEITOR CASTOLDI
TITULAR: Gabriel Sandri Fischer
SUPLENTE: Gabriel Tobias Samaniego
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA
SUPLENTE: Priscilla Teixeira Zaracho Begnini
Jaqueline Hahn Tente, Secic
Fotos: Chico Ribeiro
Fonte: Da Hora Bataguassu.