Pacientes que tratam problemas de hipertensão e procuram farmácias em postos de saúde foram surpreendidos com a falta do medicamento de uso diário. Uma moradora chegou a ir em três unidades de Campo Grande, nesta segunda-feira (14).
Sem querer se identificar, uma paciente foi até UBSF (Unidade Básica da Família) Maria Aparecida Pedrossian Pedrossian, Tiradentes e Arnaldo Estevão. “Preciso tomar o Maleato de Enalapril 10 MG, Hidroclorotiazida 25 Mg, Losartana Potássica 50mg. Fui informada que não tinha na rede e sem previsão de quando vai ter”, reclama.
Na semana passada, outros leitores relatavam falta de remédios para tratamento de próstata e hipertensão arterial, no CEM (Centro de Especialidades Médicas). O remédio mesilato de doxazosina estaria em falta há alguns dias, porém, os pacientes que tratam doenças como hipertensão e hiperplasia prostática benigna necessitam do uso diário das doses.
Em nota, a Prefeitura Municipal informou que está em fase de finalização da compra de Losartana e Enalapril, onde é necessário apenas o empenho da compra para que a empresa faça a entrega em até 15 dias. “Quanto ao medicamento Hidroclorotiazida, ele chegou ao almoxarifado da Sesau na última sexta-feira e será entregue às unidades de saúde durante esta semana”, comunica.
Fonte: Mídia Max.