Mato Grosso do Sul recebeu, nesta quinta-feira (25), 55 novas viaturas que irão integrar a frota da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O investimento vem do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas – Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a solenidade de entrega aconteceu nesta tarde, em Brasília, com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, participou da solenidade e informou que, do total, 15 serão destinadas ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF). “Esse investimento vem para robustecer o trabalho feito pelas polícias. Isso robustece as ações que são não somente para a população do Mato Grosso do Sul, mas para os estados vizinhos e outros, para onde tem destino principalmente as drogas que são apreendidas. Quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública investe no Mato Grosso do Sul ele potencializa os investimentos, reduz custos e imprime celeridade nas ações de segurança como um todo, beneficiando não só a população dos estados de fronteira, mas todo o Brasil”, disse.
Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a entrega mostra o compromisso do Governo Federal com as forças de segurança que atuam na fronteira. “Policiais equipados com ferramentas de tecnologia avançada trazem, cada vez mais, resultados positivos na luta contra a criminalidade”, destacou. O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos secretários no combate ao crime organizado na região de fronteira. “Nosso muito obrigado por colocar as suas vidas em risco em defesa das nossas vidas e do nosso patrimônio. Vamos continuar trabalhando da melhor maneira possível”, disse.
Além das novas viaturas, Mato Grosso do Sul recebeu 34 óculos de visão noturna (OVNS), 34 capacetes balísticos e 95 pares de placas balísticas. Equipamentos também foram direcionados ao Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Além do secretário Videira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Paulo Gimenez, e o diretor do Departamento de Recursos e Apoio Policial da Polícia Civil, delegado Jairo Carlos Mendes também, participaram da solenidade em Brasília.