O Engenheiro Ambiental Jorge Olivi recebeu na última terça-feira (21), em Brasilândia, o fiscal do IMASUL João Mendes Silva Junior, juntamente com a coordenadora de Meio Ambiente do município de Santa Rita do Pardo, Keile Barcelos Faustino. O objetivo da visita foi para verificar as condições do Terminal Municipal de Transbordo de Resíduos Sólidos.
Na oportunidade, o técnico do IMASUL elogiou a gestão do local, pela organização e limpeza, bem como fez orientações sobre a área do antigo lixão.
Os técnicos dos municípios puderam esclarecer dúvidas sobre recuperação de áreas degradadas e receberam os apontamentos do técnico para a melhoria contínua dos trabalhos de resíduos sólidos nos municípios.
*TRANSBORDO DE RESÍDUOS*
O Terminal Municipal de Transbordo de Resíduos Sólidos já existe há três anos e amparado na Lei Federal 12.305/2010, referente ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos coleta o lixo doméstico na cidade e leva até o Terminal Municipal de Transbordo, dentro de contêiners. Uma empresa terceirizada é responsável em transportar o contêiner com os resíduos sólidos até o aterro sanitário particular, localizado entre os Municípios de Água Clara e Três Lagoas.
Com isso, o Município desativou o antigo lixão e atualmente destina todos resíduos sólidos para o aterro sanitário, evitando assim, a contaminação do lençol freático com o descarte incorreto dos resíduos sólidos.