Acompanhando a mobilização nacional, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu no último sábado, dia 18 de agosto, o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. As unidades de saúde prosseguem com a imunização até o dia 31 de agosto.
No município, a campanha ficou concentrada na sede da Secretaria durante todo o dia e contou com apoio do Lions Clube e do Jeep Clube local. Houve ainda participação da equipe de odontologia do município, que repassou na data, orientações as crianças sobre escovação.
Já em Nova Porto XV, a vacinação foi desenvolvida no ESF Emiko Resende. No Assentamento Aldeia, também houve vacinação na data.
A campanha contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 6 de agosto e ainda vai até o dia 31 de agosto. Nesse período, a recomendação é que pais ou responsáveis levem as crianças de um ano a menores de cinco anos em seus postos de saúde de referência para imunização principalmente porque o País tem registros de sarampo.
Conforme dados do Ministério da Saúde, são 1.237 casos confirmados da doença este ano. Do total, sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo 4 em Roraima e 3 no Amazonas.
Já em relação à poliomileite, ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução. No Brasil, não há casos de paralisia infantil registrados. Um caso, no entanto, foi detectado na Venezuela em junho deste ano.
Fonte:da hora bataguassu